Alguma vez você acorda com dor de maxilar ou de cabeça, ou sente um estalo ao abrir e fechar a boca? Nesse caso, é possível que você ranja os dentes de noite. O ranger dos dentes não necessariamente deriva em um problema dental grave, mas nos casos graves pode causar dentes mal alinhados, o que favorece a doença das gengivas.
O ranger de dentes, também denominado bruxismo, ocorre com maior frequência de noite. Embora frequentemente se relaciona com o estresse, o bruxismo pode ser causado por transtornos do sono ou problemas mecânicos dos dentes, tais como dentes faltantes ou quebrados, ou uma mordida não alinhada.
É importante informar ao seu dentista se você acha que faz ranger os dentes, para que possa prestar especial atenção aos signos de dano no esmalte dental. Muitas pessoas apresentam bruxismo leve, que não requer tratamento específico, mas se for grave, o dentista pode lhe dar uma placa de descanso para usar de noite, a fim de proteger os dentes, e ajudar a prevenir danos maiores.
Se o bruxismo se deve a problemas físicos tais como dentes mal alinhados ou quebrados, o dentista poderá fazer algumas sugestões sobre como corrigir esses problemas, por meio de coroa ou braquetes, ou outras técnicas que podem ajudar a resolver o ranger de dentes. Se o bruxismo é causado por estresse, é importante tratar de identificar os agentes estressantes e procurar formas de se relaxar, inclusive por meio de terapia física específica das mandíbulas, meditação e exercício. Para algumas das pessoas que rangem os dentes, os relaxantes musculares ajudam a controlar o problema.
Em alguns casos, o ranger de dentes não se deve a estresse, ou aos dentes mal alinhados. O bruxismo pode ser um efeito secundário de transtornos neurológicos tais como a doença de Huntington e a doença de Parkinson. Certos tipos de medicamentos psiquiátricos, inclusive agentes antidepressivos, também podem causar bruxismo.
Conheça o nosso tratamento para bruxismo clicando aqui